Tragédia em Minas Gerais

No dia 05 de novembro deste ano, moradores de seis municípios mineiros passaram por extremas dificuldades devido ao rompimento de duas das barragens da Mineradora Samarco (empresa fundada em 1977 que produz pequenas bolas de minério de ferro usadas na produção de aço). A barragem do Fundão foi a primeira a se romper e por sua vez danificou a de Santarém, que se rompeu seguidamente, ambas no subdistrito de Bento Rodrigues.
    Nas barragens continham lama resultante do rejeito da produção de minério de ferro. Segundo laudo técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (disponível aqui: www.ibama.gov.br/phocadownload/.../laudo_tecnico_preliminar.pdf), a lama que é composta principalmente por óxido de ferro e sílica, teve um volume extravasado de aproximadamente 50 milhões de metros cúbicos, quantidade que encheria 20 mil piscinas olímpicas. Essa lama devastou Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, destruiu imóveis, fez vítimas fatais e desabrigou outras tantas. A lama chegou até o vale do Rio Doce, o que interrompeu todo o abastecimento de água até Governador Valadares e alguns municípios de Espírito Santo.
    Sensibilizados com tamanha tragédia, estudantes e funcionários da faculdade FAMA se uniram em uma campanha em prol de arrecadação de água mineral para essas regiões. A campanha que teve inicio no dia 23 de novembro conseguiu arrecadar em apenas uma semana, um total de 4 mil litros de água, sendo 960 apenas do 6º período do curso de Engenharia Civil em parceria com a distribuidora de água mineral Recanto das águas. O transporte foi realizado pela empresa Eletrozema da cidade de Iturama, que conduziu toda a água para a cidade de Governador Valadares.