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Ensino e Extensão

Ensino

O ensino superior defendido pela FAMA é aquele que conjuga elementos essenciais à qualidade da formação acadêmica e à inserção de profissionais para atender às demandas regionais.

O fazer pedagógico é entendido pela FAMA como forma de romper com a fragmentação do conhecimento, superando a dicotomias entre teoria e prática, promovendo a indissociabilidade com a pesquisa e a extensão, inclusive articulando a graduação à pós-graduação, sempre respeitando a diversidade das áreas de conhecimento e com atenção às mudanças de paradigmas e o atendimento às demandas sociais.

Assim, os cursos de graduação objetivam formar profissionais capazes de produzirem uma articulação entre o desenvolvimento de conhecimentos gerais, básicos e específicos de uma determinada profissão, que permitam ao graduado, a partir da utilização de metodologias ativas, a elaboração de uma concepção de mundo e de atividades de trabalho perpassados pela diversidade, devido à dinâmica dos contextos que se organizam e reorganizam, a todo o momento, e exigem novas ações profissionais que incorporem o genérico e o peculiar.

A estrutura da organização curricular se concretiza na oferta de três núcleos de componentes curriculares:

  1. Formação geral;
  2. Formação básica; e
  3. Formação específica.

Para garantir a qualidade sempre buscando a excelência do Ensino, a FAMA empreende ações como: atualização dos processos pedagógicos e administrativos, modernização e instalação de laboratórios que atendam ás demandas dos cursos, efetiva qualificação do corpo docente e corpo técnico-administrativo, ampliação do acervo bibliográfico com clara política de atualização do acesso, informatização de procedimentos e a disponibilização de recursos audiovisuais de última geração.

Ações de nivelamento dos alunos ingressantes são realizadas sempre que necessário, prioritariamente nas áreas de Português e Matemática, visando possibilitar a estes alunos um melhor acompanhamento do curso.

Extensão

A extensão universitária na FAMA tem-se firmado na prática cotidiana como um elo de permanente interação com a sociedade, especialmente com as comunidades e segmentos populares de Iturama e Região. Essa postura requer o rompimento da compreensão tradicional da extensão como difusão de conhecimentos. Significa dizer que a produção do conhecimento pela prática da extensão, acontece a partir do encontro do saber acadêmico com os diversos outros conhecimentos possíveis.

Essa postura dialógica, e não impositiva, resultante da participação e do confronto com a realidade, implica a formação mais qualificada e engajada dos estudantes, a atualização e qualificação do professor, ampliando os conteúdos trabalhados em sala de aula; e, sobretudo, a transformação social, pois o conhecimento produzido imediatamente será apropriado por quem dele necessite.

Nessa perspectiva, para o estabelecimento da extensão na FAMA, várias ações articuladas e concomitantes são empreendidas. Na relação com a sociedade e suas instituições tem-se procurado estabelecer as parcerias para a promoção do acesso de pessoas e segmentos populares às políticas públicas. Nesse particular, a política de extensão da FAMA tem contribuído para a geração de trabalho e renda, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, combate ao analfabetismo, inclusão digital, formação de professores, inclusão, preservação da cultura afro brasileira e indígena e outras iniciativas de igual importância social e acadêmica.

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