• Atendimento
    (34) 3411-9700
  • Segunda a quinta-feira, das 8h30 às 21h
    Sexta-feira 8h30 às 18h
  • contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
FAMA E APAE

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
“INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA”

21 a 28 de agosto



    Estamos na Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla, uma semana nacionalmente reconhecida e comemorada.
    No município de Iturama, o evento é promovido pela APAE e tem como atividades ações educativas e com metodologias inclusiva, com direito a lanches especiais todos os dias para todos os integrantes da associação. E é neste momento que a FAMA entra em ação, fazendo a doação de lanches naturais para 190 pessoas. Os lanches foram produzidos em cantina própria e entregues na APAE no dia 21.




Saiba mais sobre o tema da campanha:
    O tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla proposto pela Federação Nacional das APAEs, para o ano de 2015, resulta de sugestões oriundas de consulta à Diretoria Executiva, ao Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Consultivo, Coordenadores Nacionais das diversas áreas e a toda a rede apaeana no País.
    O tema começou a ser elabora de acordo com estudos existentes sobre o assunto, pelos quais se buscou trazer a este texto a temática da inclusão e a sua relação com a autonomia.
    A inclusão, como discurso, invadiu a sociedade e, atualmente, vem sendo utilizada nos diversos contextos como forma de referir-se à justiça social e à cidadania e aos benefícios de populações submetidas a prejuízos resultantes de práticas excludentes vivenciadas e de privação da convivência social. De formas muitas vezes desumanas e indignas, pessoas com deficiência tiveram o acesso aos direitos sociais negados e comprometendo, ao mesmo tempo, o exercício dos deveres cidadãos, como votar, participar de processos decisórios quando da discussão e formulação de documentos de interesse público e outros. Uma situação que não se restringia, evidentemente, a um ou outro cidadão, mas a vários, por questões étnicas, de sexo, linguísticas, por deficiência e outros.


Fonte: APAE BRASIL – Federação Nacional de Apaes
Disponível em: <http://www.apaebrasil.org.br/#/artigo/24071 > Acesso em 21 de agosto de 2015.